José Roquette

José de Mello Breyner Roquette, 52 anos, nascido em Lisboa. É, há 12 anos (Jan 2007), o Administrador responsável pela Área de Desenvolvimento do Grupo
Pestana (CDO – Chief Development Officer), com funções de planeamento e coordenação da estratégia de expansão da cadeia Pestana Hotels & Resorts, em Portugal e no estrangeiro.

Formou-se (1990) em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e fez o Advanced Management Program for Hospitality na Cornell University (NY).

Começou a carreira na área do Capital de Risco em Portugal, primeiro no Grupo RAR, tendo assumido as funções de Director e, depois, Presidente da Comissão Executiva da F-Turismo Capital de Risco, SA, única sociedade de “venture capital” especializada em turismo, parceria entre o Fundo de Turismo, o BES e o Banco de Fomento.

Ao longo de 5 anos nesta área, colaborou com as Associações Portuguesa e Europeias de Capital de Risco, tendo desenvolvido vários artigos sobre o tema.
Entrou para o Grupo Pestana em 1996, como responsável pelos projectos de internacionalização em Moçambique onde residiu durante 3 anos.

Entre 1999 e 2003, foi Presidente do Grupo no Brasil, tendo estruturado a entrada nos outros países da América do Sul. Em 2002 recebeu o prémio de Empreendedor do Ano na área hoteleira no Brasil.

Foi entre 2003-2006, Presidente das Pousadas de Portugal, após a sua privatização, acumulando a responsabilidade pelos hotéis da Grande Lisboa e Porto.

Após estas 3 missões operacionais dentro do universo Pestana, voltou para área do Desenvolvimento como Administrador responsável pela coordenação de novos investimentos e desenvolvimento, reportando ao Presidente do Grupo. Liderou a entrada recente do Grupo em 6 novos mercados/países : Alemanha (Berlim), EUA (Miami e NY), Marrocos (Casablanca e Marrakech), Espanha (Barcelona e Madrid), Holanda (Amsterdão) e França (Paris). É também o responsável pelo lançamento do novo conceito e marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels.

Coordena ainda uma carteira de investimentos imobiliários em Lisboa superior a 50M€.

É Administrador das várias sociedades do Grupo nestes países, membro da Society of Hotelmen da Universidade de Cornell (NY) e foi mentor de vários alunos de Licenciatura e Mestrado em Gestão na UCP.

Foi co-autor dos livros “Gestão em Turismo” da Fundação Getúlio Vargas (2004) e livro “Reinventar o Turismo em Portugal” (2006) editado pela SAER (Prof. Ernâni Lopes).

Colabora pontualmente com artigos em alguns jornais e revistas económicos.

2019-10-02T15:54:54+00:00